#125 - Influência de Um Ano Letivo Atípico Nos Níveis de Atividade Física dos Alunos do 1º Ano do Curso de Fisioterapia

31 October 2021 Fisioterapia & Ensino
Ana Ramalho·Clara Teles·Joana Gameiro·João Bernardino·Telmo Marçal·António Lopes·Cláudia Silva

Introdução:

Portugal, é um dos países da UE com menor taxa de Atividade Física (AF), com 40% da população ativa. No período universitário, existe um aumento de autonomia e de mudanças nos hábitos de vida, associado a uma diminuição da prática de AF em que 30% dos estudantes são considerados inativos. São poucos os estudos sobre os níveis de AF em estudantes, nomeadamente do curso de Fisioterapia, sendo ainda mais escassos os que relacionem este tema com as medidas de confinamento impostas, devido à pandemia COVID-19.

 

Objetivo:

Descrição e comparação dos níveis de AF dos alunos do 1º ano de Licenciatura em Fisioterapia, numa instituição no ano letivo 2019/2020. Verificar se existem diferenças na prática de AF, em momentos distintos do ano letivo.


Metodologia:

Estudo longitudinal. Os dados foram recolhidos online através de uma versão curta do questionário IPAQ, em 3 momentos (período letivo sem avaliações, de exames e isolamento social).


Resultados:

Os estudantes de Fisioterapia, parecem ser ativos no que respeita à frequência de AF. Com as aulas online, houve um aumento do nível de AF em 20% dos alunos comparativamente com o período letivo sem avaliações, sendo que 14,3% passaram para um nível alto de AF. É de salientar a elevada percentagem de alunos (42,9%) que mantiveram um nível de AF alto. Houve uma diferença significativa do 1º para o 2º momento, havendo uma diminuição da AF com o período de exames.

 

Discussão:

Em comparação com período letivo sem avaliações, na época de exames, apesar da carga horária ser menor, parece ter havido uma diminuição dos níveis de AF. O período de confinamento aparenta não ter tido um impacto negativo na AF, por ausência de aspetos relacionados com a indisponibilidade temporal para realização de AF.


Conclusão:

O objetivo foi atingido, definindo um ponto de partida para a análise dos níveis de AF, em alunos de Fisioterapia. Sugere-se a realização de estudos, com amostras maiores e utilização de instrumentos de avaliação mais objetivos, em futuros profissionais, pois têm um papel importante como promotores de AF nos seu utentes, assim é fundamental que estes incorporem estes valores e adotem um estilo de vida ativo.


Palavras-chave:

Atividade Física; COVID-19; Estilo de vida; Estudantes; IPAQ

 

Ana Ramalho
Clara Teles
Joana Gameiro
João Bernardino
Telmo Marçal
António Lopes
Cláudia Silva
Escola Superior de Saúde do Alcoitão

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