#36 - Interesses e necessidades de formação em Fisioterapia Cardiorrespiratória em Portugal – um estudo do GIFCR-APFISIO
31 October 2021 Fisioterapia em condições cardio-respiratóriasIntrodução e Objetivos:
A educação profissional permite aos fisioterapeutas manter, desenvolver e melhorar os conhecimentos e competências necessários à prestação de serviços de elevada qualidade. A Fisioterapia Cardiorrespiratória (FCR) é uma das áreas em crescimento em Portugal e no mundo, sendo fundamental adequar a oferta formativa às necessidades da prática clínica. Este estudo pretendeu identificar as necessidades e interesses de formação dos fisioterapeutas e estudantes na área da FCR.
Materiais e Métodos:
O Grupo de Interesse em Fisioterapia Cardiorrespiratória da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (GIFCR-APFISIO) desenvolveu e realizou um inquérito online (google forms) entre março–abril 2018 a fisioterapeutas e estudantes de Fisioterapia em Portugal, com interesse/prática em FCR, a fim de se: 1) conhecer a tipologia e área(s) de formação preferencial/necessária; 2) identificar questões práticas (regime, duração, local, custo). O inquérito foi divulgado através do Facebook do GIFCR-APFISIO e via e-mail aos associados da APFISIO, escolas e instituições de saúde. Foi realizada análise descritiva.
Resultados:
193 pessoas (32±9 anos; 155 mulheres; 21 estudantes) responderam ao inquérito. As tipologias de formação preferenciais foram: cursos (n=155), workshops (n=100) e encontros com especialistas/masterclasses (n=74). As áreas preferenciais foram: raciocínio clínico em FCR (n=126), reabilitação respiratória ou cardíaca no doente crónico (n=102 e n=90) ou agudo (n=84 e n=70), fisiologia do exercício avançada (n=89) e avaliação do doente respiratório (n=83) ou cardíaco (n=75). O regime de formação presencial foi o mais votado, idealmente aos fins-de-semana (n=126) ou em regime ‘pós-laboral e fim-de-semana’ (n=105), com duração de 2–3 dias (n=146). Um custo entre 100–300€ foi considerado adequado (n=144). As regiões consideradas preferenciais para formação foram Lisboa (n=79), Porto (n=60) e Aveiro (n=40).
Conclusões:
Com base nestes resultados, o GIFCR-APFISIO organizou já 2 cursos e 1 jornadas de atualização em FCR. Estes dados irão permitir adequar a oferta formativa às necessidades de fisioterapeutas e estudantes de fisioterapia, em Portugal.
Palavras-chave:
Fisioterapia Cardiorrespiratória; Educação profissional; Formação
Joana Cruz
Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (ciTechCare), Leiria
Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei), Leiria
Miguel P. Almeida
Centro de Reabilitação do Norte, Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, Vila Nova de Gaia
Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA), Aveiro
Joana Pinto
Santa Casa da Misericórdia de Águeda, Águeda
Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro (DCM-UA), Aveiro
Nuno Morais
Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRSP), Leiria
Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei), Leiria
Alexandre Silva
Hospital de S. Sebastião, Santa Maria da Feira
Marisela Barbosa
Hospital de São João, Porto
Natália Azevedo
VitalAire Portugal, Santa Maria da Feira
Sandra Gagulic
Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget de Viseu, Viseu
Ana Oliveira
School of Rehabilitation Science, McMaster University, Hamilton (Canadá)
West Park Healthcare Centre, Toronto (Canadá)
Lab3R – Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (Lab3R-ESSUA), Aveiro
Filipa Machado
Lab3R – Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (Lab3R-ESSUA), Aveiro
Instituto de Biomedicina (iBiMED), Universidade de Aveiro, Aveiro
Cristina Jácome
Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS), Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto
Lab3R – Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (Lab3R-ESSUA), Aveiro
Alda Marques
Lab3R – Laboratório de Investigação e Reabilitação Respiratória, Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (Lab3R-ESSUA), Aveiro
Instituto de Biomedicina (iBiMED), Universidade de Aveiro, Aveiro