#79 - Cursos intensivos internacionais: uma estratégia para desenvolver competências chave dos fisioterapeutas

25 October 2021 Fisioterapia & Ensino
Madalena Gomes da Silva·Margarida Sequeira

Introdução:

Tem sido sugerido que o desenvolvimento de algumas competências é mais efetiva quando feita em ambiente internacional, nomeadamente aspetos como a empatia, comunicação inter-profissional e inter-cultural, capacidade de trabalhar em equipa e trabalhar numa língua estrangeira, todas particularmente relevantes para os fisioterapeutas. Contudo, a internacionalização não é acessível a todos os estudantes. Os cursos intensivos internacionais (CII) podem ser uma forma inovadora e sustentável de desenvolvimento dessas competências para os estudantes que têm menos oportunidades de internacionalização. O objetivo deste estudo foi analisar a perceção dos estudantes sobre o desenvolvimento de tais competências após participação em cursos curtos internacionais, realizados na Europa.


Métodos:

Cinquenta e oito estudantes de fisioterapia de 10 países europeus participaram em nove CII com a duração de 6 a 9 dias presenciais e um módulo preparatório online, entre 2014 e 2019. Foi conduzido um inquérito com 7 perguntas fechadas (escala de Likert de 4 pontos para resposta), que os estudantes preenchiam no regresso a casa, após a participação no curso. Foi utilizada estatística descritiva para analisar as respostas.

 

Resultados:

Dos participantes, 75% considera que atingiu em pleno a melhoria das suas competências de comunicação em contexto intercultural e de respeito pelas perspetivas dos outros, mesmo que diferentes das suas e 72% considera que atingiu em pleno o aumento da sua consciência sobre as outras culturas.  Cerca de 2/3 dos participantes (entre 62 e 68%) consideram que atingiram em plano a consciencialização das questões relevantes na comunicação entre grupos profissionais, a capacidade de se colocar no lugar do outro e a confiança na utilização da língua inglesa em contexto profissional.


Conclusões:

Os resultados sugerem que os CII podem ser uma forma sustentável de proporcionar aos estudantes de fisioterapia uma oportunidade de desenvolvimento destas competências, de forma efetiva. Considera-se ainda que as estratégias utilizadas nos cursos podem ainda ser melhoradas, de forma a que mais estudantes atinjam esse desenvolvimento.


Palavras-chave:

internacionalização; comunicação inter-profissional e inter-cultural; trabalho em equipa

 

Madalena Gomes da Silva
Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal

Margarida Sequeira
Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal

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