#81 - Contributo para a validação da versão portuguesa do instrumento de medição Lymphoedema Quality of Life (LYMQOL) Arm

25 October 2021 Fisioterapia em condições oncológicas
Carla Sofia Vaz Marques·Nuno Miguel de Faria Bento Duarte·Rui Soles Gonçalves

Introdução:

O LYMQOL Arm é um instrumento que avalia o impacto do linfedema do membro superior na qualidade de vida da pessoa. O LYMQOL Arm foi previamente traduzido e adaptado culturalmente para a realidade portuguesa.

 

Objetivos:

Contribuir para a validação para o português europeu do instrumento de medição LYMQOL Arm, através do processo de avaliação das características psicométricas de fiabilidade (coerência interna, reprodutibilidade e erro de medição), validade (de construção) e efeitos chão/teto.


Métodos:

A recolha de dados foi realizada no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, EPE (IPOLFG) e contou com a participação de 93 indivíduos com linfedema pós cirurgia a cancro da mama. Foram utilizadas as versões portuguesas dos instrumentos LYMQOL Arm e EORTC QLQ C - 30 (European Organization for Research and Treatment of Cancer Quality Life Questionnaire Core 30) e uma ficha de dados sociodemográficos e clínicos.

 

Resultados:

Nos testes da fiabilidade foram obtidos os seguintes resultados: coeficientes alfa de Cronbach de 0.84 a 0.88 nos domínios; coeficientes de correlação item-total entre 0.35 e 0.82 nos itens; coeficientes de correlação intraclasse (CCI) de 0.89 a 0.96 nos diferentes domínios e coeficientes kappa ponderados entre 0.71 e 0.91 em cada item. A mínima mudança detetável, a nível individual situou-se entre 0.39 e 0.71 e a nível de grupo, entre 0.05 e 0.10 nos domínios; a mínima mudança detetável a nível individual foi de 1.42 e a nível de grupo foi de 0.20, no item Qualidade de vida geral. A validade de construção foi apoiada pela confirmação de cinco hipóteses pré-definidas, que envolviam correlações significativas esperadas entre os domínios e o item Qualidade de vida geral do LYMQOL Arm e as subescalas do EORTC QLQ C - 30. Os efeitos chão/teto não estão presentes com a exceção do domínio Imagem corporal/aparência, com um valor de 24.7% assinalado na melhor pontuação possível.


Conclusões:

A versão portuguesa LYMQOL Braço apresenta características psicométricas adequadas, no que diz respeito à fiabilidade (coerência interna, reprodutibilidade e erro de medição), validade (de construção) e efeitos chão/teto.

 

Carla Sofia Vaz Marques
Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Nuno Miguel de Faria Bento Duarte
Instituto Português de Oncologia de Lisboa de Francisco Gentil
Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Rui Soles Gonçalves
Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra
Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter