#91 - Qual o efeito de um plano de treino propriocetivo na melhoria do controlo postural em jovens atletas de competição de ginástica rítmica?
26 outubro 2021 Fisioterapia em condições músculo-esqueléticas & DesportoIntrodução:
Na Ginástica Rítmica (GR) o controlo postural é um fator decisivo para a prevenção de lesões e o desempenho desportivo, uma vez que grande parte dos gestos técnicos necessitam ser executados em posição de apoio unipedal, realizando, com elevada frequência, gestos e movimentos que provocam desequilíbrio corporal.
Objetivo:
O objetivo deste estudo é analisar a influência de um protocolo de treino propriocetivo no controlo postural em atletas da modalidade de GR.
Material e Métodos:
Foram selecionados 18 atletas da classe de competição do sexo feminino. A amostra foi dividida aleatoriamente em dois grupos (grupo de controlo e grupo experimental) com igual número de elementos (9). As ginastas cumpriram todas as etapas do treino habitual, sendo que, no grupo experimental, foi incluído um plano de treino propriocetivo, três vezes por semana, durante oito semanas. O controlo postural na pré e pós-intervenção foi avaliado através do Star Excursion Balance Test (SEBT).
Resultados:
No início do estudo ambos os grupos apresentaram valores semelhantes nas componentes do teste. Após a aplicação do protocolo de treino propriocetivo, verifica-se para a grande maioria das posições do teste, uma melhoria da prestação das ginastas do grupo experimental, com diferenças de significado estatístico na comparação entre ambos os grupos. Das 16 posições avaliadas apenas as de apoio unipedal no membro inferior direito com a perna livre na direção póstero-lateral, lateral e ântero-lateral direitas não apresentaram diferenças na comparação entre grupos.
Conclusões:
Os resultados parecem indicar que o protocolo de treino proposto teve impacto positivo no aumento do controlo postural das ginastas.
Palavras-chave:
Propriocepção; Controlo Postural; Ginástica Rítmica; SEBT
Afonso Correia
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra
Ana Luísa Correia
Universidade da Madeira; Departamento de Educação Física e Desporto
Maria António Castro
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra
CEMMPRE, Universidade de Coimbra