#96 - Contributo para a Validação da Versão Portuguesa do Instrumento de Medição Lymphoedema Quality of Life (LYMQOL) Leg

25 October 2021 Fisioterapia em condições oncológicas
Sara Luísa Barão Vaz·Nuno Miguel de Faria Bento Duarte·Rui Soles Gonçalves

Introdução:

Os edemas crónicos dos membros inferiores são condições incuráveis, debilitantes e progressivas que causam problemas físicos, psicológicos e sociais durante a vida, com impacto muito negativo na qualidade de vida (QdV). O LYMQOL Leg é um instrumento de medida para avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde (QdVrs) específico para indivíduos com esta patologia.

 

Objetivo:

O objetivo do estudo foi contribuir para a validação da versão portuguesa do instrumento de medição LYMQOL Leg no que diz respeito às propriedades psicométricas: fiabilidade (coerência interna, reprodutibilidade e erro de medição), validade (validade de construção) e efeitos chão/teto.


Material e Métodos:

A versão portuguesa do LYMQOL Leg e a versão portuguesa do instrumento SF-36v2, foram aplicados a 75 participantes, com edema crónico do membro inferior. Foi também aplicado um questionário sobre as características sociodemográficas e clínicas dos participantes.

 

Resultados:

A coerência interna foi considerada aceitável com o coeficiente de alfa de Cronbach a variar entre 0.83 e 0.90. O coeficiente de correlação intraclasse (CCI) variou entre 0.80 e 0.94 para os domínios do LYMQOL Perna. O valor do erro padrão da medição (EPM) teve uma variação entre 0.18-0.22 para os domínios do LYMQOL Perna, exceto no domínio qualidade de vida global que apresentou um valor de 0.74. Ao nível da mínima mudança detetável individual (MMDind), os valores variaram entre 0.49-0.83, exceto no domínio qualidade de vida global, que apresentou um valor de 2.05. No que diz respeito à mínima mudança detetável grupo (MMDgrupo), os valores variaram entre 0.07-0.11, exceto no domínio qualidade de vida global que foi de 0.28. O erro da medição foi considerado como aceitável. A validade de construção foi suportada pela confirmação das cinco hipóteses pré definidas, baseadas em correlações esperadas entre os domínios do LYMQOL Perna e as dimensões da SF-36v2. Os efeitos chão/teto não estiveram presentes.


Conclusões:

A versão portuguesa do instrumento LYMQOL Leg possui características psicométricas adequadas, no que diz respeito à fiabilidade, validade e efeitos chão/teto.

 

Sara Luísa Barão Vaz
Hospital de Santa Luzia, ULSNA, EPE

Nuno Miguel de Faria Bento Duarte
Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil; Escola Superior de Saúde do Alcoitão 

Rui Soles Gonçalves
Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra; Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter