#131 - Eficácia do Exercício Físico como forma de prevenção do cancro da próstata e prevenção da sua evolução

26 October 2021 Fisioterapia em condições oncológicas
Joana Boa-Alma Pais·Anabela Correia Martins

Introdução:

As intervenções focadas na prevenção primária do cancro da próstata (CP) pretendem prevenir o aparecimento da patologia. Já a prevenção secundária envolve triagem de doenças pré-clínicas numa população de risco. A prevenção terciária tem como objetivo reduzir a progressão da patologia ou recorrência em pacientes já com diagnóstico. Estudos referem a importância do exercício físico (EF) na prevenção primária e prevenção de condições secundárias à patologia. O EF funciona como uma terapêutica potente, conhecido pelo seu papel preventivo, complementar e de reabilitação quando falamos de cancro.

 

Objetivo:

Realizar uma revisão crítica da literatura sobre programas de EF na prevenção do CP e na promoção de saúde e caso existam quais os parâmetros a ter em consideração.


Métodos:

Foram incluídas as referências com ensaios clínicos, meta-análises e estudos randomizados controlados (RCT) que relacionassem o EF e a prevenção e/ou evolução do CP. Os termos usados foram os seguintes: (exercise) AND (prostate cancer) AND (prevention), nas bases de dados como Medline, Embase, Cochrane and Web of Science de 2017 a 2021. Foi ainda incluindo um estudo de coorte de 2005 publicado pela Jama Internal Medicine que contou com um follow up de 14 anos de sujeitos com CP.


Resultados:

Verificou-se que homens com 65 ou mais anos de idade que tenham, pelo menos, 3 horas de EF vigoroso semanalmente têm um menor risco (quase 70%) de CP e, ainda, que essa mesma atividade pode retardar a progressão da doença e minimizar as comorbilidades. No entanto, serão necessários estudos longitudinais e com maior tempo de intervenção para que se possam tirar conclusões mais assertivas nomeadamente na melhoria da qualidade de vida, da capacidade cardiorrespiratória; e até mesmo na prevenção primária do CP.


Conclusões:

É importante focarmo-nos não só na prevenção do CP como prevenir as comorbilidades que possam surgir como efeitos dos tratamentos. O EF tem sido descrito como uma das formas de melhorar essas comorbilidades associando a uma dieta adequada e hábitos de vida saudáveis. O EF deverá ser adequado a cada pessoa e à sua condição de saúde, para que seja fácil a sua motivação e progressão.

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter