#152 - Conceitos e fatores relacionados com o sucesso da reabilitação em pessoas pós-Acidente Vascular Cerebral: um estudo qualitativo preliminar

27 October 2021 Fisioterapia em condições neurológicas & Pediatria
André Vieira·Sara Marques·Vítor Pinheira

Introdução e Objetivos:

Contribuir para o entendimento do conceito “sucesso na reabilitação” após um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e dos fatores que o influenciam, através da perspetiva de utentes com sequelas funcionais mantidas após 5 anos.


Materiais e Métodos:

Este é um estudo é qualitativo, recorte transversal. Seis pessoas com idades compreendidas entre os 54 e os 65 anos, com mais de 5 anos após um AVC e com pontuação ≥3 na escala da Oxford Handicap Scale foram entrevistadas por uma fisioterapeuta através de um guião pré-testado. Foram gravadas em áudio e transcritas. Recorreu-se ao método de análise temática, quer para a identificação dos conceitos quer dos fatores relacionados com o sucesso da reabilitação.


Resultados:

Emergiram cinco temas (Concretização de Expectativas/Objetivos, Alcançar Independência e Autonomia, Capacitação da Pessoa que sofre o AVC, Reabilitação Física e Psicológica, e Perspetivas dos Diferentes Atores) relacionados com o conceito de sucesso e 4 temas (Modelos de Prestação de Cuidados, Características Pessoais de Utentes e Profissionais de Saúde, Fatores Contextuais, e Fatores Externos) para fatores que o influenciam. Parece mais fácil encontrar fatores associados ao sucesso da reabilitação, mas menos claro referirem-se ao seu significado. A despersonalização da reabilitação, a falta de monitorização e seguimento ao longo do tempo, desigualdades socioeconómicas e a capacidade para transferir confiança foram alguns subtemas relevantes.


Conclusões:

Os participantes revelaram alguma dificuldade em descrever de forma clara o significado de “sucesso” na reabilitação, apesar de este parecer bem implícito na exposição dos fatores que o podem influenciar. A falta de práticas centradas no utente e com objetivos partilhados nos estadios iniciais e na transição para a comunidade, poderão contribuir para esta falta de reflexão ou de iliteracia sobre o tópico, mesmo passado um tempo significativo além da maior recuperação prevista. Estudos que alcancem a saturação dos dados sobre este tema podem contribuir para a reflexão de políticas de saúde e modelos de cuidados mais relevantes para os interesses e necessidades dos utentes e uma maior adequação da prática dos profissionais de saúde.

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter