#163 - Incontinência Fecal: influência da reeducação dos músculos do pavimento pélvico
25 outubro 2021 Fisioterapia em condições músculo-esqueléticas & DesportoObjetivo:
Analisar o efeito de um programa de reeducação dos músculos do pavimento pélvico, sem recurso a técnicas facilitadoras, em pessoas com Incontinência Fecal.
Material e Métodos:
Estudo quase-experimental de grupo único, em que os utentes da consulta de Doenças Anorretais Funcionais do CHUA-Portimão com Incontinência Fecal, referenciados para a Fisioterapia, realizaram um programa de reeducação do pavimento pélvico, de 12 sessões com uma periodicidade semanal. Foram avaliados, no início e no final da intervenção, através do Índice de Wexner, da Fecal Incontinence Quality of Life (FIQL) e de Defecografia por Ressonância Magnética.
Resultados:
Foram estudados treze utentes (12 dos quais mulheres), com média de idades de 64,15 ± 11,25 (37-83). Após a intervenção, foram encontradas diferenças significativas: no Índice de Wexner com valor inicial de 10,92±2,98 e final de 5,46±2,90 (p =0,000); na FIQL nas 4 subescalas (p <0,05), com maior dimensão do efeito na Depressão e no Comportamento; e nas medições da Defeco-RM, no valor da Linha M em repouso (p=0,012) e na dejeção no valor do retocelo apresentado (p=0,008).
Conclusões:
O programa de reeducação do pavimento pélvico, sem recurso a técnicas facilitadoras, utilizado no nosso estudo foi favorável, quer na melhoria significativa da severidade dos sintomas (Índice de Wexner), quer na melhoria significativa da qualidade de vida (FIQL), quer ainda em alguns achados da avaliação funcional do pavimento pélvico, como a melhoria do posicionamento do pavimento pélvico em repouso e a diminuição do retocelo na fase de dejeção.
Lopes, I.
CHUA Portimão - Serviço de Medicina Física e Reabilitação
Vieira, A. M.
CHUA Portimão - Serviço de Gastroenterologia
Lopes, A. F.
Escola Superior de Saúde do Alcoitão – Departamento Fisioterapia
Santos, B.
CHUA Portimão - Serviço de Radiologia
Silva, C. F.
Escola Superior de Saúde do Alcoitão – Departamento Fisioterapia