#176 - Projeto SIENHA – Rede europeia estratégica e inovadora para a educação no envelhecimento saudável
24 October 2021 Fisioterapia & EnvelhecimentoIntrodução e objetivos:
Os desafios em saúde relacionados com o envelhecimento da população, que a Europa enfrenta, obrigam a mudança das medidas e políticas sociais e de saúde nos seus estados-membros. O paradigma de Envelhecimento Saudável (ES) exige a inovação dos ambientes educacionais, sociais e de saúde e a preparação dos seus profissionais, nomeadamente os Fisioterapeutas, para a atuação com foco na promoção e da saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida. Assim torna-se essencial promover o ES no espaço europeu através do desenvolvimento de competências dos estudantes, profissionais de saúde e de serviço social.
Material e Métodos:
Com esse objetivo estabeleceu-se um projeto de cooperação académica multilateral, com a duração de 36 meses, com a participação de sete Instituições de Ensino Superior (IES), financiado pelo programa ERASMUS+, constituído pelos seguintes produtos intelectuais: identificação de um quadro de competências profissionais em ES; desenvolvimento de um currículo em ES; desenvolvimento de um toolkit de inovação e investigação em ES.
Resultados:
Prevê-se assim no período de vigência do projeto, a criação de um currículo educativo, centrado no envelhecimento saudável ao longo da vida, dirigido à comunidade educativa das IES parceiras, onde se incluem os cursos da ESSAlcoitão. Os conteúdos desenvolvidos podem ser adaptados a vários níveis de educação para assegurar a sustentabilidade e impacto. Tem como objetivo a longo prazo o desenvolvimento de um mestrado conjunto pelas IES parceiras.
Conclusões:
O projeto SIENHA poderá contribuir assim para: (i) a expansão do conhecimento sobre o envelhecimento saudável; (ii) O desenvolvimento contínuo de competências de estudantes, professores e profissionais; (iii) Inovação, desenvolvimento e a utilização das tecnologias para suportar a promoção da saúde na Europa; (iv) O desenvolvimento da investigação aplicada em contexto internacional, e a transferência efetiva da teoria na prática; (v) O intercâmbio de conhecimentos entre os setores sociais e os cuidados de saúde europeus para o desenvolvimento de práticas de qualidade.