#180 - QuaranTrain - Projecto para a prevenção das consequências da inatividade e do isolamento nos jovens no contexto da pandemia COVID-19

31 October 2021 Fisioterapia & Ensino
Vítor Hugo Azevedo·Tiago Canhoto·Ricardo Martins·João Amaro·Joana Gouveia·Catarina Gouveia·António Alves Lopes·Meike Geurtsen·Joost van Wijchen

Introdução e Objetivos:

A atividade física, é definida como qualquer movimento corporal produzido por músculo esquelético que requer dispêndio de energia. O contexto pandémico (COVID-19) promoveu uma diminuição da atividade física moderada a vigorosa, aumentando o sedentarismo e o isolamento social. Com o objetivo de prevenir as consequências identificadas, foi criado um programa de educação para a saúde, por alunos de várias instituições internacionais, o projecto QuaranTrain (quarantrain.org).


Material e Métodos:

Para ser incluído neste projeto, foi desenhado um programa, com o intuito de promover e guiar a prática de atividade física em casa, em 5 dimensões diferentes:flexibilidade, capacidade aeróbia, força, controlo ventilatório e técnicas de relaxamento. Foram também incluídas no programa 3 outras dimensões, entre elas: nutrição, saúde mental/autogestão emocional e recomendações da atividade física. Foi criada informação escrita e vídeos educativos que foram implementados no website internacional do projecto (quarantrain.org). No mesmo é possível ao utilizador, após a auto-avaliação determinar o seu nível, construir o seu programa de exercício de diferentes intensidades categorizando-os por cores (verde, amarelo e vermelho). O programa foi divulgado através de e-mail, entre os alunos do ensino superior (ESSAlcoitão) durante o 2º semestre do ano letivo 20/21, tendo sido criado um questionário online para a avaliação de satisfação dos utilizadores com dimensões relacionadas com o objectivo, design/layout, conteúdos e usabilidade.


Resultados:

Obteve-se 32 respostas ao questionário distribuído pelos 4 anos dos cursos da ESSA (1º Ano - 18,8%, 2º Ano - 25%, 3º Ano - 43%, 4º Ano - 12,5%), onde foi reportado um grau satisfação elevado relativo ao objectivo do projecto (71%) e design/layout (71%) e moderado relativamente aos conteúdos (59%) e usabilidade (59%). 


Conclusões:

Programas de educação são de extrema importância para a promoção de um estilo de vida saudável e na gestão da saúde de cada indivíduo. Assim a criação, implementação e utilização deste tipo de estratégias por alunos poderá ter interesse no contexto académico e profissional.

 

Vítor Hugo Azevedo
Tiago Canhoto 
Ricardo Martins
João Amaro
Joana Gouveia
Catarina Gouveia
António Alves Lopes
Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Meike Geurtsen
Joost van Wijchen
HAN University of Applied Sciences, Nijmegen, Netherlands)

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