#184 - Tratamento conservador na Rotura do Longo Adutor com retração do tendão - Relato de Caso
25 outubro 2021 Fisioterapia em condições músculo-esqueléticas & DesportoIntrodução:
Roturas totais com avulsão e retração do tendão do longo adutor na inserção no osso púbico, são raras. A abordagem conservadora é a mais frequente uma vez que permite um regresso à atividade desportiva mais rápido e evita os riscos associados à cirurgia.
Objetivo:
Descrever os procedimentos de avaliação, estratégias de intervenção e de regresso ao jogo.
Desenho:
Relato de caso.
Participante:
Atleta de futebol amador, de 21 anos de idade com avulsão do longo adutor, resultante de um movimento de extensão e abdução excessiva da coxofemoral esquerda, tratada conservadoramente. Medidas de resultado incluíram: escala numérica da dor, Pubic stress test, o Squeeze test e alongamento passivo, força através de teste muscular manual. Foi reavaliado nas semanas três, seis e nove após lesão. Realizadas ecografia e ressonância magnética; O Kicking test e o Carioca test realizados como testes de campo. Fisioterapia: programa de exercícios de fortalecimento dos músculos da coxofemoral e core abdominal, terapia manual e agentes eletrofísicos e atividades funcionais inerentes à sua posição em campo.
Resultados:
O atleta fez 50 sessões em três meses, retomando as atividades de vida diária à segunda semana e voltou a jogar três meses e duas semanas após lesão.
Conclusão:
Os resultados demonstrados sugerem o tratamento conservador como opção viável e sem aumentar o tempo de reabilitação nas lesões com retração do tendão do longo adutor em futebolistas.
Palavras-chave:
Adutores; Atleta; Futebol; Return-to-play; Dor na virilha