#189 - Acesso Direto - Projeto de desenvolvimento de um instrumento para realização de triagem em Fisioterapia para diagnóstico diferencial

26 October 2021 Gestão de serviços & Saúde Pública
Patrícia Maria Duarte Almeida·Hugo Santos·Elisabete Martins·António Alves Lopes.Maria da Lapa Rosado·Diogo Pires·António Fernandes Lopes

Introdução e objetivos:

Acesso Direto, é um serviço disponibilizado aos utentes, prestado pelos Fisioterapeutas, no contexto do profissional autónomo e que faz parte do perfil de competências dos licenciados, independentemente da regulamentação do país. A evidência científica sobre esta temática é vasta e dispersa. O objetivo deste estudo é sistematizar processo de recolha dos parâmetros no processo de triagem e diagnóstico diferencial, com a criação de um instrumento de triagem para o serviço de acesso direto na prática da Fisioterapia autónoma em Portugal.


Material e Métodos:

Métodos mistos, mediante as diferentes fases do projeto: 1) "Scoping Review" para levantamento de dimensões, indicadores e instrumentos utilizados em países de prática consolidada, publicados em revistas científicas e literatura cinzenta; 2) Validação das dimensões, indicadores e instrumentos encontrados na fase 1 através dos métodos de consensode Delphi e grupos nominais com peritos da prática clínica e instituições de ensino; 3) Pré-teste da primeira versão do instrumento em vários contextos de prática clínica; 4) Criação da versãofinal do instrumento de triagem.


Resultados:

Na fase 1 do projeto foram analisados 56 artigos, que cumpriam os crit rios de Inclusão, tendo sido a maioria publicados nos últimos dez anos (n=45) nas bases dados: PubMed, CENTRAL, Cochrane, PEDro, EBSCO e Web of Science. As metodologias mais utilizadas foram as revisões narrativas (n=17), os estudos de caso (n=11), os estudos metodológicos (n=10) e as guidelines (n=9). A área de intervenção que mais se destacou foi a músculo-esquelética (n=32), sendo a dor lombar a condição clínica mais investigada (n=11). Relativamente às estratégias/procedimentos utilizados na triagem, a verificação da presença de sinais de alerta (n=23) e a aplicação de questionários (n=21), foram as mais referenciadas, com destaque para o instrumento Optimal Screening for Prediction of Referral and Outcome (n=5). 


Conclusões:

Nesta fase temos dimensões, indicadores e instrumentos que serão validados na fase 2 do projeto. Este estudo facilita e uniformiza o serviço de acesso direto da Fisioterapia em Portugal.


Palavras-chave:

Acesso Direto; autonomia; triagem; diagnóstico diferencial; fisioterapia

 

Patrícia Maria Duarte Almeida
Hugo Santos
Elisabete Martins
António Alves Lopes
Maria da Lapa Rosado
Diogo Pires
António Fernandes Lopes
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Departamento de Fisioterapia

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Subscreva a nossa newsletter