#189 - Acesso Direto - Projeto de desenvolvimento de um instrumento para realização de triagem em Fisioterapia para diagnóstico diferencial
26 October 2021 Gestão de serviços & Saúde PúblicaIntrodução e objetivos:
Acesso Direto, é um serviço disponibilizado aos utentes, prestado pelos Fisioterapeutas, no contexto do profissional autónomo e que faz parte do perfil de competências dos licenciados, independentemente da regulamentação do país. A evidência científica sobre esta temática é vasta e dispersa. O objetivo deste estudo é sistematizar processo de recolha dos parâmetros no processo de triagem e diagnóstico diferencial, com a criação de um instrumento de triagem para o serviço de acesso direto na prática da Fisioterapia autónoma em Portugal.
Material e Métodos:
Métodos mistos, mediante as diferentes fases do projeto: 1) "Scoping Review" para levantamento de dimensões, indicadores e instrumentos utilizados em países de prática consolidada, publicados em revistas científicas e literatura cinzenta; 2) Validação das dimensões, indicadores e instrumentos encontrados na fase 1 através dos métodos de consensode Delphi e grupos nominais com peritos da prática clínica e instituições de ensino; 3) Pré-teste da primeira versão do instrumento em vários contextos de prática clínica; 4) Criação da versãofinal do instrumento de triagem.
Resultados:
Na fase 1 do projeto foram analisados 56 artigos, que cumpriam os crit rios de Inclusão, tendo sido a maioria publicados nos últimos dez anos (n=45) nas bases dados: PubMed, CENTRAL, Cochrane, PEDro, EBSCO e Web of Science. As metodologias mais utilizadas foram as revisões narrativas (n=17), os estudos de caso (n=11), os estudos metodológicos (n=10) e as guidelines (n=9). A área de intervenção que mais se destacou foi a músculo-esquelética (n=32), sendo a dor lombar a condição clínica mais investigada (n=11). Relativamente às estratégias/procedimentos utilizados na triagem, a verificação da presença de sinais de alerta (n=23) e a aplicação de questionários (n=21), foram as mais referenciadas, com destaque para o instrumento Optimal Screening for Prediction of Referral and Outcome (n=5).
Conclusões:
Nesta fase temos dimensões, indicadores e instrumentos que serão validados na fase 2 do projeto. Este estudo facilita e uniformiza o serviço de acesso direto da Fisioterapia em Portugal.
Palavras-chave:
Acesso Direto; autonomia; triagem; diagnóstico diferencial; fisioterapia
Patrícia Maria Duarte Almeida
Hugo Santos
Elisabete Martins
António Alves Lopes
Maria da Lapa Rosado
Diogo Pires
António Fernandes Lopes
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Departamento de Fisioterapia