#194 - Perceções sobre liderança dos fisioterapeutas a exercer em Portugal e fatores associados à auto-perceção como líder: estudo transversal

26 October 2021 Gestão de serviços & Saúde Pública
Adérito Seixas·Bernardo Pinto·Pedro Barbosa·Monserrat Conde

Introdução:

O desenvolvimento de competências de liderança que garantam a adaptação às exigências e desafios que se colocam à profissão é inevitável, mas em Portugal existe escassez de conhecimento sobre liderança em Fisioterapia.

 

Objetivo:

Explorar as perceções de fisioterapeutas a exercer em Portugal sobre os atributos que poderão ser importantes para uma liderança eficaz e avaliar a associação entre diversos fatores e a auto-perceção como líder.

 

Material e Métodos:

Após aprovação pela comissão de ética, realizou-se um estudo observacional, transversal, através de um questionário eletrónico preenchido de janeiro a junho de 2021. Como critério de inclusão foi definido o exercício em Portugal e os outcomes primários são a avaliação da importância dos atributos de liderança e auto-perceção como líder. O questionário consistiu em duas partes, uma relativa à caracterização dos participantes e do local de trabalho e outra relativa à avaliação da importância de quinze atributos de liderança. Utilizou-se o teste t de Student para comparar a idade e os anos de prática clínica entre os fisioterapeutas que se percecionavam ou não como líderes e o teste Qui-Quadrado para testar a associação entre a auto-perceção como líder e fatores como a quantidade cursos de formação contínua, a supervisão de estudantes e a formação em liderança.

 

Resultados:

Participaram 319 fisioterapeutas de todo o país. Cerca de 53% dos participantes, os mais velhos (p=0.005) e com mais anos de prática (p=0.001), caraterizaram-se como sendo líderes. A análise preliminar sugere uma associação significativa entre o nível mais elevado de formação (p=0.020), o número de cursos de formação contínua (p=0.001), a supervisão de estudantes (p<0.001) e o treino formal e informal (p<0.001) em liderança e a auto-perceção como líder. A comunicação e o profissionalismo foram as características de liderança mais valorizadas.

 

Conclusões:

Fisioterapeutas com nível de formação mais elevado, com maior quantidade de cursos de formação profissional, e com formação específica em liderança caraterizam-se mais frequentemente como líderes. A comunicação e o profissionalismo foram os atributos de liderança mais valorizados.

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter