#199 - Fisioterapia e Hospitalização Domiciliária: o papel na equipa multidisciplinar e a atividade desenvolvida nos primeiros meses de colaboração

24 October 2021 Gestão de serviços & Saúde Pública
João Afonso Moreira·António Vasco Eusébio·Soraia Silva·Eufémia Calmeiro·Isabel Antunes·Eugénia André

Introdução:

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) é um modelo de assistência hospitalar inovador, surgindo como uma alternativa ao internamento convencional. Os objetivos do estudo são apresentar a atividade desenvolvida pela fisioterapia numa UHD da Região Centro e caraterizar os doentes inseridos em programa de fisioterapia durante o internamento na UHD.


Métodos:

Estudo retrospetivo dos doentes internados na UHD que realizaram fisioterapia entre 1 de janeiro e 30 de junho de 2021. Os dados demográficos, clínicos e de mobilidade (uso de auxiliar de marcha na admissão e na alta) foram obtidos no SClinic Hospitalar e a análise estatística foi realizada através do Excel.

 

Resultados:

Num total de 87 internamentos na UHD, 22 doentes (25,3%) realizaram programa de fisioterapia. Destes, 68,2% eram do género masculino com idade média de 60 anos. Estiveram em média 15 dias internados, tendo realizado uma média de 8 e um máximo de 19 dias de fisioterapia. 50% dos doentes iniciaram fisioterapia no 1º dia de internamento na UHD, sendo que, em média iniciaram no 3º dia de internamento. A maioria dos doentes (13) tinham pneumonia a SARS-CoV-2 como diagnóstico principal, dos quais 4 usavam andarilho para a marcha na admissão e apenas 1 na alta do internamento. Foram feitas 186 visitas domiciliárias pela fisioterapia num total de 9870 minutos, resultando num tempo médio de visita de 53 minutos e num número médio de 8 visitas por doente. 2 doentes foram reinternados no hospital e, à data de alta, 11 doentes foram referenciados para consulta de fisiatria, 2 foram admitidos em Unidades de Cuidados Continuados e 7 tiveram alta da fisioterapia.


Conclusões:

Este estudo apresenta o trabalho desenvolvido pela fisioterapia na equipa multidisciplinar da UHD e permite concluir que, em particular nos doentes com pneumonia a SARS-CoV-2, a fisioterapia contribui para melhorar a sua mobilidade.O papel da fisioterapia na melhoria da autonomia funcional e satisfação dos doentes é fundamentado na literatura atual, pelo que, estudos futuros devem ser desenvolvidos para validar o contributo da fisioterapia e consolidar a importância da integração de fisioterapeutas nas equipas das UHD.

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter