#40 - Share2Create: perceção dos estudantes do 1.º ano da Licenciatura em Fisioterapia acerca de um projeto de internacionalização em casa

25 October 2021 Fisioterapia & Ensino
Carla Mendes Pereira·Margarida Sequeira·Gabriela Colaço·Madalena Gomes da Silva

Introdução:

As experiências internacionais no ensino superior constituem uma oportunidade privilegiada para desenvolver competências interculturais, grandemente valorizadas no mercado de trabalho. Contudo, apenas cerca de 20% dos estudantes têm oportunidade de viajar e tirar proveito dos seus benefícios. A internacionalização em casa pode ser uma alternativa para proporcionar a todos essa oportunidade. Com este estudo pretendeu-se investigar as perceções dos estudantes sobre a sua participação no projeto Share2Create, um projeto de internacionalização em casa entre dois países europeus.

 

Métodos:

Foi realizado um estudo sequencial exploratório, com aprovação ética de ambas as Instituições envolvidas. Sessenta estudantes (36 Portugueses; 24 Finlandeses) participaram voluntariamente no projeto, tendo sido posteriormente convidados a responder a um questionário online disponibilizado das respetivas plataformas de e-learning. Na análise dos resultados foi utilizada estatística descritiva e análise temática nas perguntas abertas.

 

Resultados:

Responderam ao questionário 33% dos participantes no projeto (N=20), com idades entre 18 e 32 anos (19.6±3.2). Todos consideraram a participação no projeto e competências de trabalho em equipa, de satisfatória a excelente (3.6±0.51) numa escala de Likert de 5 pontos. Para 95% dos respondentes, a experiência no projeto aumentou o seu interesse em estudar fora e 70% considerou a língua inglesa uma competência muito importante para os fisioterapeutas. Os estudantes destacam ainda como uma mais valia do projeto o conhecimento sobre outra cultura (65%), conhecimento acerca da profissão (60%) e da educação em Fisioterapia (45%). Como barreiras foram identificadas a dificuldade em encontrar tempo para trabalhar no projeto e gerir a diferença no fuso horário (60%).

 

Conclusões:

De acordo com a perceção dos estudantes, este projeto promove o desenvolvimento de competências interculturais, linguísticas e de trabalho em equipa, as quais são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e no perfil esperado para o fisioterapeuta. Estes resultados representam a primeira fase do projeto, que prevê ainda a recolha adicional de dados qualitativos.

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter