#42 - Eficácia das correntes interferenciais na fisioterapia: Revisão sistemática da literatura

28 October 2021 Fisioterapia - Temas gerais
Rita Cardoso·Manuel Paquete·Sónia Gonçalves-Lopes

Introdução e Objetivos:

As correntes interferenciais (CI) são utilizadas pelos fisioterapeutas para analgesia, relaxamento e melhoria da circulação sanguínea. Este recurso da eletroterapia apresenta como vantagem em comparação a outros, a possibilidade de gerar uma frequência de amplitude modulada, possibilitando o tratamento de tecidos mais profundos. O objetivo desta revisão é compreender qual a eficiência das CI durante a intervenção da fisioterapia nas várias condições de saúde.


Material e Métodos:

Foi construída uma questão PICOT, “Verificar a evidência sobre a eficácia (O) da utilização das correntes CI (I), em pessoas com diferentes condições de saúde (P), através de uma revisão sistemática da literatura (T). A pesquisa foi realizada nos motores de busca, Science Direct, Pubmed e Web of Science. Foram selecionados estudos randomizados desde 2009, com aplicação das CI durante a intervenção de Fisioterapia, em língua inglesa e portuguesa, com qualidade superior a 6/10 na escala de PEDro.


Resultados:

Foram encontrados 78 artigos. 5 estudos preenchiam os critérios de inclusão. Dois artigos analisam o efeito das CI nas funções da dor, um na dor lombar, não revelando melhorias significativas e outro na orquialgia, com melhorias significativas. Três estudos são nas funções relacionadas com o movimento, dois em pessoas com síndrome do conflito subacromial, sendo que um não revela melhorias significativas e o segundo demonstra melhorias significativas. Na osteoartite é utilizado em combinação com outros recursos e revela melhorias significativas. As CI são utilizadas em todos os estudos combinadas com outros recursos terapêuticos, como outras modalidades de eletroterapia, exercício e orientações do fisioterapeuta.


Conclusão:

Os reultados revelam que, tento na dor, como nas funções do movimento, o efeito positivo da utilização das CI durante a fisioterapia não é consensual, contudo devem ser considerados com cuidado pois o número de estudos é reduzido.


Palavras-chave:

eletroterapia; fisioterapia; correntes interferenciais

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter