#57 - Eficácia de um programa de educação para a saúde respiratória na qualidade de vida e ansiedade em utentes respiratórios crónicos

1 November 2021 Fisioterapia em condições cardio-respiratórias
Sandra Gagulic·João Figueiredo

Introdução:

Em Portugal, a taxa de utentes com doenças respiratórias, especialmente as crónicas, continuam a aumentar e a ser uma das principais causas de morte. A promoção da saúde e os cuidados de prevenção aumentam a longevidade e melhoram a saúde e qualidade de vida. Assim, foi desenvolvido um estudo experimental longitudinal com o objetivo de avaliar o impacto de um programa de educação para a saúde na dispneia em atividades da vida diária, na qualidade de vida, ansiedade e na depressão em utentes institucionalizados.


Métodos:

Amostra de 14 utentes, ambos os sexos com patologia respiratória diagnosticada, residentes numa residência sénior do distrito de Viseu. Intervenção - frequência: 2 vezes por semana, duração: 90 min durante 8 semanas. Sessões teórico práticas com os temas: envelhecimento ativo saudável; respirar melhor viver melhor; o diafragma; o ar que respiramos; estratégias de conservação de energia; técnicas de relaxamento qual a sua importância? Instrumentos utilizados: Saint George Respiratory Questionnaire (SGRQ); Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS); Escala de dispneia do Medical Research Council. Para análise da diferença entre pré e pós intervenção foi utilizado o teste de Wilcoxon, considerando um nível de significância de 5%.


Resultados:

A amostra é constituída por 14 idosos, 10 (71,4%) sexo masculino e 4 (28,6%) do sexo feminino. Ao nível do score total no SGRQ no início da intervenção foi apresentada uma média de 55.4 e no final de 47.1. Na escala HADS para ansiedade no início da intervenção obteve-se uma média de 15.3 e no final de uma média de 12.6.


Conclusão:

Os resultados deste estudo sugerem que a educação para a saúde produz efeitos positivos da qualidade de vida e ansiedade em utentes respiratórios crónicos. Sendo pertinente o aprofundamento da temática numa amostra maior e em diferentes contextos nomeadamente em utentes não institucionalizados.

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