#70 - Pausa ativa para Profissionais de saúde durante a pandemia Covid-19

25 October 2021 Gestão de serviços & Saúde Pública
Cátia Kavanagh Figueiredo·Paula Pinto Nogueira

Introdução e objetivos:

Antes da pandemia Covid-19, eram realizadas, por fisioterapeutas, sessões presenciais de Pilates Clínico e Fisioterapia com Dança a funcionários do Centro Hospitalar (CH). promovendo a saúde e o bem-estar, diminuindo o stress, melhorando a qualidade de vida e motivando ao exercício com música.
Com a pandemia, foram suspensas as sessões presenciais.
No entanto, o confinamento, o fecho dos ginásios e as situações de stress a que os profissionais de saúde se encontram sujeitos diariamente, motivou a necessidade de promover a atividade física (AF), combater o sedentarismo, prevenir o isolamento social e a ansiedade, manter o contato entre profissionais e a entreajuda.
Para tal, foram realizadas sessões online em direto e partilha de vídeos.


Materiais e Métodos:

Estudo descritivo: Elaboração de questionário de caracterização da frequência e tipo de sessões em que participaram, a intensidade do esforço percecionada, o nível de sedentarismo/AF, e os fatores de motivação.
As sessões foram realizadas online durante 1 ano, 3 vezes por semana, 30 min, com exercício aeróbio, fortalecimento muscular, coordenação, mobilidade articular, flexibilidade e técnicas de relaxamento, tal como aconselhado pela World Confederation of Physiotherapy (2020).


Resultados:

Num universo de 8000 funcionários inscreveram-se 64. No final do projeto, dos 36 participantes que responderam ao questionário, 45% dos participantes realizaram, em média, 6,9 sessões mensais em direto via zoom e 2,6 sessões mensais através dos vídeos partilhados. 12% continuam sedentários, mas 40% não praticavam previamente qualquer exercício físico e iniciaram uma prática regular com as sessões de FisioDance e Pilates clínico. 


Conclusões:

Em tempo de pandemia, é essencial que os profissionais do exercício se mobilizem para incentivar à prática de um estilo de vida saudável, promovendo a saúde física e mental.
As aulas online são uma boa forma de contornar a situação de confinamento.
As sessões de Pilates Clínico e FisioDance têm ajudado os profissionais de saúde a manterem-se fisicamente ativos e a terem algumas pausas semanais para interromper o estado de stress a que estão diariamente sujeitos.


Palavras-chave:

Covid-19; Fisioterapia; Pausa ativa; Dança; Pilates

 

Cátia Kavanagh Figueiredo - Ft
Hospital Curry Cabral, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central

Paula Pinto Nogueira - Ft
Hospital Curry Cabral, Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central

Faça aqui o download do e-Poster completo
Download

Contacte com os autores

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter