#78 - O que sabem os portugueses sobre queimaduras e primeiros socorros em caso de queimadura?
3 novembro 2021 Fisioterapia & EnsinoIntrodução e Objetivos:
As queimaduras encontram-se entre os acidentes domésticos mais frequentes e que resultam em maior tempo médio de internamento, sendo particularmente preocupantes em crianças, devido à elevada prevalência e acrescida gravidade nesta população. Os primeiros socorros prestados à vítima têm uma grande influência no prognóstico da queimadura, podendo contribuir para a diminuição da morbilidade e mortalidade associadas. Neste estudo, enquadrado no Projeto europeu SOS Fire, financiado pelo programa ERASMUS+, pretendeu-se avaliar o conhecimento da população portuguesa relativamente às queimaduras e aos primeiros socorros em caso de queimadura.
Material e Métodos:
Estudo observacional e transversal envolvendo 1363 participantes, que responderam voluntariamente a um questionário online, disponibilizado através das redes sociais.
Resultados:
Do total dos participantes, 61,2% tinham idades compreendidas entre os 36-65 anos, 76.5% eram do género feminino, 61% com formação concluída no ensino superior e 57,3% tinham 1 ou mais filhos. Cerca de 28% dos pais referiram ter existido situação de queimadura com os seus filhos. Relativamente à atuação correta em caso de queimadura, apenas 66,3% das pessoas aplicaria água fria, e cerca de 81,1% não demonstra saber a duração correta da sua aplicação. Mais de metade dos participantes (61,9%) obteve conhecimento acerca dos primeiros-socorros através de familiares/amigos, sendo que, cerca de 88,4% dos participantes gostaria de ter mais informações acerca das queimaduras, preferencialmente através de e-mail (39,2%).
Conclusões:
O conhecimento dos participantes acerca da utilização da água fria e a duração da sua aplicação revelou-se reduzido, e adveio maioritariamente da transmissão de conhecimento pelos amigos e familiares. Verificou-se ainda a manifestação de interesse, por parte dos participantes, em querer saber mais acerca deste tema, através de outras fontes. Assim, seria útil investir em iniciativas que visem aumentar a literacia da população portuguesa relativamente a este tema, de forma a minimizar o impacto devastador que as queimaduras podem causar na vida das crianças e respetivas famílias.
Palavras-chave:
queimaduras; primeiros socorros; literacia
Aldina Lucena
Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal
Carolina Sietra
Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal
Gabriela Colaço
Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal
Helena Simões
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
Madalena Narciso
Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal
Marta Rodrigues
Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal