Mensagem de Paulo Abreu e Alda Marques - Co-organizadores da 2ª Jornada de Estudo do CNFt17

7 March 2017

Uma Jornada de Estudo dedicada a temas da área da Fisioterapia Cardiorrespiratória era incontornável, pela sua relevância na prática clínica dos fisioterapeutas e pelo enorme conhecimento que tem sido desenvolvido quer no contexto da fisioterapia, quer no da reabilitação respiratória e cardíaca onde o fisioterapeuta tem um papel fundamental.

Propomos nesta Jornada contribuir para uma prática mais efetiva, apresentando e discutindo a nossa intervenção em diferentes problemas, condições e estadios da doença (agudo, crónico e crónico agudizado) e nos diferentes contextos de prática clínica (hospitalar, comunitário e domiciliar), tendo para isso reunido um conjunto de reconhecidos especialistas.

Iremos discutir a problemática da reabilitação dos doentes respiratórios crónicos, com particular ênfase numa reabilitação de contexto comunitário, de proximidade, de baixo custo e de fácil acesso e não menos importante, como ajudar estes doentes a manter os resultados obtidos usando a atividade física como meio fundamental. 

Apresentaremos o contributo e evidência da fisioterapia no tratamento dos doentes respiratórios graves com recurso a ventilação mecânica invasiva e não-invasiva. Discutiremos o treino de exercício no doente cardíaco (avaliação e metodologia) e perspetivas futuras. 

Daremos também a conhecer o que a tecnologia tem desenvolvido em benefício dos doentes respiratórios e cardíacos e dos fisioterapeutas. Por fim, procuraremos com ajuda de 3 especialistas ilustrar e discutir de forma interativa a nossa prática clínica nas diferentes dimensões do processo da fisioterapia.

Acreditamos pois, que temos reunidas as condições para que esta 2ª Jornada de Estudo seja um grande sucesso e para isso PRECISAMOS DA SUA PRESENÇA E CONTRIBUTO!

Um abraço e até dia 8 de Abril na bonita cidade de Aveiro.

 Paulo Abreu (GIFCR-APFisio) e Alda Marques (Lab3R UAveiro)

 

Saiba mais

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter