8º Webinar

Literacia sobre Pavimento Pélvico e as suas disfunções

10 julho 2021

Oradoras

Camila Garcia de Carvalho

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário São Camilo (CUSC/Brasil).
Especialista em Saúde da Mulher pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFSP/Brasil).
Especialista em Obstetrícia pela Universidade de São Paulo (USP-Brasil)
Mestre em Atividade Física da Mulher na Terceira Idade pela Faculdade do Desporto da Universidade do Porto (FADEUP/Portugal).

 

Carla Faria

Fisioterapeuta pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
Mestranda em Saúde da Mulher pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. 

 

Maria João Miranda

Fisioterapeuta pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
Mestranda em Saúde da Mulher pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. 

 

 

Objetivos de aprendizagem

O objetivo principal deste Webinar será apresentar o conceito de literacia em saúde e o que existe na literatura atual, mais especificamente sobre literacia do pavimento pélvico e da incontinência urinária em Portugal e os resultados recentemente obtidos. 

Concomitantemente, serão expostos os desafios para alcançar bons níveis de literacia em saúde seguidos por um momento de discussão e brainstorming entre os participantes e as palestrantes na procura de propostas e soluções de saúde.  

Os participantes terminarão o Webinar conhecedores e atualizados sobre os principais conceitos de literacia em saúde, com o foco no pavimento pélvico e na incontinência urinária na população Portuguesa. Aptos e competentes para abordar e atuar sobre a questão.

 

 

Conteúdos programáticos

· Literacia em saúde: definição e importância (a evolução do conceito).
· Literacia sobre Pavimento Pélvico (instrumentos existentes, questionário utilizado e resultados obtidos).
· Desafios da literacia em saúde (dados mundiais e portugueses sobre literacia, exploração do lado negativo da baixa literacia em saúde).

 

Metodologias de ensino

Apresentação PowerPoint (vídeos, imagens).
Preenchimento dos Questionários via GoogleForms.

 

Recursos didáticos necessários

Ligação rede de internet.
Computador com câmera e microfone ativos.

 

Total de horas

Este webinar decorrerá a 10 de julho às 09h30 e terá a duração de 2 horas.

75 min: Exposição

 - 10 min: Literacia em saúde: definição e importância (conceito básico de introdução ao tema).

 - 10 min: Participantes preenchem o Questionário de Literacia sobre Pavimento Pélvico e suas disfunções

 - 20 min: Resultados de um estudo sobre Literacia sobre Pavimento Pélvico e as suas disfunções 

 - 10 min: Participantes preenchem Questionário de Literacia sobre Incontinência Urinária (Q-LIU)

 - 20 min: Resultados de um estudo sobre Literacia sobre Incontinência Urinária

 

10 min: Pausa

- Participantes enviam perguntas para o “bate-papo”

 

20 min: Discussão

- Desafios da literacia em saúde (discussão entre as palestrantes sobre os resultados e necessidade de implementar novas estratégias de literacia em saúde pélvica).

 

 

As inscrições para o 8º Webinar terminam a 08-07-2021.

 


 

BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL

1. Sørensen K, Van den Broucke S, Fullam J, Doyle G, Pelikan J, Slonska Z, et al. Health literacy and public health: a systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health. 2012;12:80.

2. Ancker JS, Grossman LV, Benda NC. Health literacy 2030: Is it time to redefine the term? J Gen Intern Med. 2020;35(8):2427-30.

3. Liu H, Zeng H, Shen Y, Zhang F, Sharma M, Lai W, et al. Assessment Tools for Health Literacy among the General Population: A Systematic Review. Int J Environ Res Public Health. 2018;15(8).

4. The European Health Literacy Project. HLS-EU Consortium: Comparative report on health literacy in eight EU members states. 2012.

5. Pedro AR, Amaral O, Escoval A. Literacia em saúde, dos dados à ação: tradução, validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugal. Revista Portuguesa de Saúde Pública. 2016;34(3):259-75.

6. Vasconcelos CTM, Firmiano MLV, Oria MOB, Neto JAV, Saboia DM, Bezerra L. Women's knowledge, attitude and practice related to urinary incontinence: systematic review. International Urogynecology Journal. 2019;30(2):171-80.

7. Ribeiro GL, Vasconcelos CTM, Gomes MLS, Firmiano MLV, Oria MOB, Lopes LG. Knowledge, attitude, and practice instruments for urinary incontinence: A psychometric review. Neurourol Urodyn. 2020;39(1):25-34.

8. Neels H, Wyndaele JJ, Tjalma WAA, De Wachter S, Wyndaele M, Vermandel A. Knowledge of the pelvic floor in nulliparous women. Journal of Physical Therapy Science. 2016;28(5):1524–1533.

9. Parden AM, Griffin RL, Hoover K, Ellington DR, Gleason JL, Burgio KL, Richter HE. Prevalence, awareness, and understanding of pelvic floor disorders in adolescent and young women. Female Pelvic Medicine and Reconstructive Surgery. 2016;22(5):346-354.

10. Anger J, Lee U, Mittal B, et al. Health literacy and disease understanding among aging women with pelvic floor disorders. Female Pelvic Medicine and Reconstructive Surgery. 2012;18(6):340-343.

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