Fundador do Grupo Europeu de Linfologia e criador do Método Leduc estará em Aveiro no CNFt17

21 June 2017

Das quatro grandes escolas de tratamento físico do edema (Leduc, Foldi, Vodder e Casley Smith), apenas o fundador do método Leduc (Albert Leduc) e o seu atual responsável máximo (Prof. Olivier Leduc) são fisioterapeutas.

Será com enorme orgulho que, em novembro, receberemos o Prof. Albert Leduc para uma conferência no X Congresso Nacional de Fisioterapeutas.

O Prof. Leduc é Fundador do Grupo Europeu de Linfologia (actualmente Sociedade Europeia de Linfologia) e Presidente honorário da Sociedade Europeia de Linfologia. Durante três décadas (1975 a 2005), foi director do departamento de investigação em fisioterapia da Universidade Livre de Bruxelas (na Universidade francófona e na Universidade flamenga).

Nos últimos 40 anos (desde 1970), a equipa liderada pelo Prof. Albert Leduc tem realizado investigação (cadáveres, animais e seres humanos vivos) na área da linfologia, destacando-se: anatomia topográfica do sistema linfático, vias linfáticas de substituição (1º autor a demonstrar a existência dessas estruturas), fisiologia do sistema linfático, patologia do sistema linfático, fisiologia da microcirculação (regeneração linfática, venosa e arterial), influência de fatores físicos no sistema linfático e venoso. A evidência produzida por essas investigações permitiu o desenvolvimento de um método de tratamento físico na área da linfologia, internacionalmente aceite pela comunidade científica. Estas técnicas têm tido uma enorme importância no tratamento de distúrbios da circulação de retorno (sistema linfático e venoso) provocados pela patologia oncológica.

O Prof. Doutor Albert Leduc virá apresentar-nos a seguinte comunicação: “The lymphatic draining pathways after oncology surgery”.

Patrocinadores Gold

Subscreva a nossa newsletter