A Conferência APF 2017 será realizada pela colega Augusta Silva

3 Novembro 2017

Augusta Silva tornou-se fisioterapeuta em 1995. Em 2002 concluiu o mestrado em Ciências do Desporto – Actividade Física para a 3ª Idade pela Faculdade de Desporto da UP (FADEUP). Em 2011 adquiriu o grau de especialista em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP-IPP) e em 2013 concluiu o Programa Doutoral em Ciências do Desporto pela FADEUP.

Exerceu prática clínica entre 1997 e 2012 tendo passado pela vertente hospitalar e prática clínica privada. Tem uma larga experiência de docência no ensino superior, actividade que realiza desde 1995.

Ao longo dos anos tem frequentado várias formações e cursos de actualização na área da neurologia, dos quais se podem destacar os avançados de Bobath em adultos, com formadores reconhecidos internacionalmente. Paralelamente tem sido formadora convidada em diversos cursos e palestras, sendo um nome reconhecido a nível nacional na área da Fisioterapia na Neurologia.

É a Investigadora Principal de um projecto de investigação sobre a “Reorganização do controlo postural” decorrer no Centro de Estudos do Movimento e Actividade Humana (CEMAH) da ESTSP-IPP, do qual têm resultado vários artigos já publicados em revistas internacionais.  

As suas dedicações à compreensão do movimento humano baseado no conhecimento da interdependência entre a biomecânica e a dinâmica funcional do sistema nervoso têm-na tornado uma especialista na avaliação terapêutica de sujeitos com lesão neurológica. O seu entusiasmo pela neurociência denota uma vibração contagiante pelo público ouvinte, cria sede de conhecimento aos estudantes e vicia os colegas na descoberta da complexidade daquilo que somos – o resultado da integração da informação que entra pelas terminações nervosas. 

A fisioterapeuta Augusta será a ilustre convidada para fazer a Conferência APF no X Congresso Nacional de Fisioterapeutas, a realizar no sábado dia 11/11 às 18h30 no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Subscreva a nossa newsletter